Florinda Mezza
Florinda Meza de Gómez Bolaños, nasceu em 8 de fevereiro de 1949 é uma atriz, cantora, roteirista, diretora, produtora, locutora, e dançarina mexicana. Gómez Bolaños é seu sobrenome de casada. É viúva de Roberto Gómez Bolaños, falecido em 28 de novembro 2014 em sua casa, em Cancún, no México.
Em sua juventude, sua vocação artística levaram ela a estudar teatro na ANDA (Associação Nacional dos Atores), trabalhou como modelo de comerciais de televisão e realizou vários trabalhos, como secretária para financiar seus estudos.
Florinda Meza começou sua carreira na TIM (Independent Television do México), que estava em concorrência direta com a mexicana Telesistema. Mas após fundir ambas as estações, em 1973, Florinda se une à Televisa recém criada .
Desde então, ela se torna a estrela feminina da série "Chespirito", realizando várias caracterizações como Dona Florinda, A Chimoltrufia, Popis, Rosa Rumorosa, etc. Aqui começa a florescer o talento literário, o que pode ser percebido em várias adaptações dos capítulos de Chespirito, onde ela assume formalmente o cargo de roteirista .
A relação profissional entre Chespirito e Florinda se transformou em amor eles namoraram por cinco anos o vínculo amoroso resultou em casamento e permaneceu até o ano 2014 ano no qual Florinda ficou viúva ,
Algumas das novelas que Florinda Meza escreveu são: La dueña (refilmada e exibida no Brasil pelo SBT com o nome de Amor e ódio, em 2001), Milagro y magia e Alguna vez tendremos alas.
Um fato curioso na vida de Florinda foi o de ela já ter tido um caso com Carlos Villagrán (Quico), antes de se casar com Chespirito.
Dizem que graças a ela, Roberto Gómez Bolaños e Carlos Villagrán travaram uma briga dura e deixaram de se falar por duas décadas, não mantiveram nenhum contato por 20 anos, até se encontrarem novamente numa homenagem feita pela emissora Televisa a Chespirito. E atualmente no velório do Chespirito realizado no dia 28,29 de novembro.
Fontes : Televisa , Vila do Chaves , wikipedia
